
O geoduck ou gooyduck é uma das maiores espécies de molusco encontrada na Terra. O molusco pode medir de 15 a 20 cm de comprimento, mas a parte realmente impressionante é o seu longo sifão, que muitas vezes chega a um metro de comprimento. Ele pesa entre 0,5 e 1,5 kg, mas já houve histórias sobre gooyducks mais pesados, de 7,5 kg.

O aspecto incrível do gooyduck não se limita apenas ao seu tamanho, mas também a sua vida útil. Eles atingem seu tamanho máximo em cerca de 15 anos e possuem uma expectativa de vida de 146 anos, o que o torna um dos organismos com maior longevidade no reino animal.
O geoduck, Panopea generosa, é uma espécie de molusco comestível, de água salgada, da família Hiatellidae, nativa da costa oeste da América.
Por meio dos seus longos sifões, o molusco subterrâneo suga e expele água do mar da parte mais próxima da terra, a fim de filtrá-la e se alimentar de fitoplâncton. Eles geralmente vivem submersos em até 110 m de profundidade.

O molusco gigante tem apenas uma chance de encontrar um bom lar. Uma vez que ele chega a um ponto em um recife, é aí que fica para o resto da sua vida. Os goeducks alcançam suas enormes proporções por consumirem os açúcares e as proteínas produzidas por milhares de algas que vivem ao seu redor.
O nome popular tem origem da palavra “gwídeq”, que significa "cava fundo", e tem várias grafias, do mesmo modo que adquiriram vários sinônimos científicos por meio de sua complicada história taxonômica.
Fonte: Jornal Ciência