
Esqueça a "nuvem" e reorganize sua imagem mental sobre os centros de dados misteriosos. A Sony reinventou uma ferramenta para armazenar uma quantidade incrível de dados: uma fita cassete.
Mas esta não é uma daquelas fitas de plástico que você costumava usar para fazer "remixes" que você ouvia em viagens rodoviárias e que normalmente tinha que rebobiná-la com um lápis. Não.
A nova cassete Sony pode armazenar 180 terabytes de dados em um único cartucho. É a mesma quantidade de armazenamento de 1.184 iPods clássicos juntos, que armazenam até 40.000 músicas cada. Usando esse número, a nova fita poderia reter cerca de 47,3 milhões de músicas sozinha.
Se você é um cinéfilo, pense nisso. O cartucho que armazena 148 GB de dados por polegada da fita tem espaço para 3.700 Blu -Ray. Este número quebra o recorde de Fuji que tinha criado um cartucho para armazenar 35 terabytes de dados.
A Sony, que trabalhou com a IBM para desenvolver esta cassete, introduziu essa nova tecnologia na Intermag Europa, uma conferência em Dresden, na Alemanha.
Em termos simples, a tecnologia envolve a redução de partículas magnéticas microscópicas da fita para armazenar dados. Em média, as novas partículas que tem uma largura de 7,7 nm. Só para lembrar, existem 10 milhões de nanônetros em1 m.
A Sony disse em um comunicado a imprensa que esta nova tecnologia pode entrar no mercado em brave. Mas se você está sonhando que um dia vai usar esta cassete em um aparelho especial e dar o 'play', pode parar.
A fita tem o potencial de armazenar uma grande quantidade de dados, mas isso é difícil de usar. Salvar e recuperar essas informações poderia ser muito demorado se quando comparado com os dispositivos que usamos na era da internet. Portanto, parece que esta fita vai ser muito mais usada em bancos de dados.
Fonte: CNN Espanha